Conceitos Básicos

Quem é considerado Trabalhador de Saúde ?
Trabalhador de Saúde é todo o trabalhador que se insere direta ou indiretamente na prestação  de serviços de saúde, no interior dos estabelecimentos de saúde ou em atividades de  saúde, podendo deter ou não formação específica para o desempenho de funções referentes  ao setor. O vínculo de trabalho com atividades no setor saúde, independentemente da formação  profissional ou da capacitação do indivíduo, é o aspecto mais importante na definição de  Trabalhador de Saúde.
Como pode ocorrer a exposição aos agentes biológicos dispersos por via aérea ?
O doente ou portador, quando fala, tosse ou espirra, dispersa agentes etiológicos de  doenças de transmissão aérea. Deste modo, qualquer pessoa pode ser exposta a esses agentes  quando em contato com o doente ou portador, ao entrar em ambientes contaminados, ou  ainda ao realizar procedimentos nestas pessoas.
Quais as vias de transmissão dos patógenos ?
As principais vias de transmissão são a via de contato e a via respiratória.

Qual é a diferença entre got ículas e aerosóis ?
As gotículas têm tamanho maior que 5 μm e podem atingir a via respiratória alta, ou seja,  mucosa das fossas nasais e mucosa da cavidade bucal. Nos aerossóis, as partículas são menores,  permanecem suspensas no ar por longos períodos de tempo e, quando inaladas, podem penetrar  mais profundamente no trato respiratório.
Existem doenças de transmissão respiratória por gotículas e outras de transmissão respiratória  por aerossóis, as quais requerem modos de proteção diferentes.
O que são doenças de transmisão respiratória por got ícula ?
São aquelas que ocorrem pela disseminação de gotículas (partículas maiores do que  5 μm), geradas durante tosse, espirro, conversação ou na realização de diversos procedimentos  tais como: inalação, aspiração, etc.


web stats analysis



Site Meter

About these ads

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: