Aonde está a nanotecnologia?

Tudo nano?

 

Um nanômetro é um milhonésimo de um milímetro. Isso já é muito pequeno; átomos, os tijolos da matéria, são apenas dez vezes menor.

Nanomateriais em nosso mundo.

Nanomateriais em nosso mundo.

Nanotecnologia é a arte de saber utilizar, para nossos propósitos, estruturas com funções extremamente úteis e com tamanho entre 1 e 100 nanometros. A palavra saber é importante, senão até fazer manteiga seria nanotecnologia, como o leite contém incontáveis partículas nanométricas, mas esse conhecimento não é necessário para fabricar tal laticínio. As células de toda criatura viva é cheia de natureza nanométrica.

A tecnologia de nanopartículas é restrita a partículas sintéticas. Essa é a tecnologia com a maior importância econômica no momento. Partículas nanométricas são encontradas em tintas que destroem as partículas de odor, em instrumentos cirúrgicos que se mantém estéreis, em protetores solares que não deixam nossos narizes brancos, em tabletes que liberam seus princípios ativos instantaneamente. A palavra “nano” tem se tornado muito atraente para muitos gerentes de marketing, eles a escrevem em embalagens mesmo quando não há nada dentro.

Enquanto o ouro em uma aliança brilha amarelo, uma nanopartícula de ouro pode ter a cor de um copo de vinho tinto. Nesse caso, isso é resultado de conseqüências das leis da mecânica quântica, que possui diferentes regras para coisas pequenas. O ouro por ser um metal nobre é um material muito pouco reativo em escala macro, contudo, na forma de nanopartícula, pode ser cataliticamente ativo assim como a platina no conversor catalítico do automóvel.

O azul dessa antiga figura mexicana é um nanocomposto de uma argila porosa e um piguimento orgânico. O nanopigmento é hoje vendido como Mayacrom® e toma o lugar dos compostos com tóxicos metais pesados.

O azul dessa antiga figura mexicana é um nanocomposto de uma argila porosa e um piguimento orgânico. O nanopigmento é hoje vendido como Mayacrom® e toma o lugar dos compostos com tóxicos metais pesados.

Nanopartículas são mais reativas por razões geométricas, a superfície de contato da partícula aumenta proporcionalmente a medida que o tamanho da partícula diminui. A superfície atômica tende a fazer uso das suas possíveis ligações químicas com outros elementos. Por essa razão, algumas partículas têm de ser guardadas sob a atmosfera de gases inertes, sob o risco de, instantaneamente, reagir com os gases do ar e desaparecer. O pó nanométrico deve ser mantido em local seguro não só em por razões financeiras, mas também por razões de segurança no ambiente de trabalho. A alta proporção de superfície de contato dos nanomateriais e a grande proporção de ligações químicas insaturadas faz desses materiais ótimos para catálise – acelerar uma reação química sem consumir o catalisador.

Devido a grande reatividade das nanopartículas, elas tendem a se aglomerar, se agregando umas às outras. Elas devem ser estabilizadas para não perder as vantagens do tamanho nano. Por outro lado, devido a sua altíssima afinidade química, nanopartículas podem neutralizar umas as outras ao formar unidades maiores.


web stats analysis



Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: