Uso de EPI

http://www.youtube.com/watch?v=mchB-xnJhkw&feature=player_embedded

A indicação é para todo trabalhador de qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

As medidas de prevenção devem ser adotadas a partir do resultado da avaliação, previstas no do Programa de Prevenção de Risco Ambientais – PPRA, que identifica os riscos biológicos mais prováveis, em função da localização geográfica e da característica do serviço de saúde e seus setores considerando: as fontes de exposição e reservatórios; as vias de transmissão e de entrada; a transmissibilidade, patogenicidade e virulência do agente; a persistência do agente biológico no ambiente; os estudos epidemiológicos ou dados estatísticos e outras informações científicas. O PPRA avalia também o local de trabalho e o trabalhador levando em consideração os seguintes quesitos: a finalidade e descrição do local de trabalho; a organização e procedimentos de trabalho; a possibilidade de exposição; a descrição das atividades e funções de cada local de trabalho e as medidas preventivas aplicáveis e seu acompanhamento.

Após apurar todos esses dados, quantifica o risco biológico em uma escala de 1 a 4 relacionada à possibilidade de exposição aos agentes biológicos; não existe risco zero dentro da edificação. Todos nós, trabalhadores dos serviços de saúde, estamos expostos com a possibilidade de exposição a agentes biológicos e, por isso, devemos utilizar uma vestimenta de trabalho adequada e em condições de conforto. Em relação às atividades que envolvem agentes biológicos, cuja insalubridade é caracterizada pela avaliação qualitativa se classifica em: Insalubridade de grau máximo e Insalubridade de grau médio. Não há insalubridade de grau mínimo para os trabalhadores da área da saúde.

A principal característica do agravo é a infecção do profissional da saúde causando menor produtividade, aumento no número de dias de trabalho perdidos além da possibilidade de disseminação da doença entre os pacientes atendidos. Vale também ressaltar a Infecção Associada a Serviço de Saúde que faz com que a permanência do paciente na instituição seja mais longa, com custo superior e com uma taxa de mortalidade maior. 


Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: