Uso do jaleco fora do ambiente de trabalho

Ideia é que profissionais de saúde evitem contaminação

A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei, que, se aprovado, proibirá em todo o Brasil o uso de equipamentos de proteção individual, inclusive jalecos e outras vestimentas, fora do ambiente onde os profissionais de saúde exerçam suas atividades.

Segundo informações da Agência Câmara, a proibição se estende a qualquer tipo de instrumento utilizado no atendimento médico. De autoria do deputado Inocêncio Oliveira (PR-PE), a proposta tem como objetivo combater a infecção hospitalar e a contaminação biológica.

Segundo o texto, o infrator da norma, poderá ser advertido e multado, juntamente com o empregador dele, que também será responsabilizado.
O projeto prevê ainda atividades de conscientização e de educação sobre prevenção de riscos biológicos, voltadas para os profissionais de saúde.
O autor do projeto diz que o texto foi elaborado a partir de princípios de biossegurança e será benéfico para proteger a saúde da população brasileira.

Segundo o deputado Inocêncio Oliveira, estudos indicam que microorganismos são transportados para pessoas que estão fora do ambiente hospitalar, ambulatorial, odontológico ou laboratorial, por meio de jalecos e outras roupas usadas no período de trabalho.

PROJETO DE LEI Nº 757, DE 2009
Estabelece a restrição aos profissionais da área de saúde que atuam no âmbito do estado de São Paulo de utilizarem equipamentos de proteção individual com os quais trabalham – tais como jalecos e aventais- fora do seu ambiente de atuação e dá outras providências.

PROJETO DE LEI Nº 687, DE 2009
Regulamenta a utilização de jalecos e aventais pelos profissionais de saúde.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DE SÃO PAULO DECRETA:
Artigo 1º – Fica vedado o uso de jalecos e aventais, pelos estudantes e profissionais da área de saúde, em ambientes não hospitalares ou fora dos locais de estudo ou trabalho, onde a utilização do equipamento de segurança seja obrigatória.
Artigo 2º – A infração às disposições da presente Lei acarretará ao responsável infrator a imposição de pena de multa no valor de 20 UFESP (vinte Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) a 50 UFESP (cinqüenta Unidades Fiscais do Estado de São Paulo), observadas a gravidade da infração, o porte econômico do infrator, a sua conduta e o resultado produzido, de acordo com o critério da proporcionalidade e razoabilidade.
Artigo 3° – Ulterior disposição regulamentar desta Lei definirá o detalhamento técnico de sua execução.
Artigo 4º – As despesas decorrentes da execução desta lei correrão à conta de dotações orçamentárias próprias.
Artigo 5º – Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Assista

http://www.youtube.com/watch?v=4s4tijmAKIY


web stats analysis



Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

One Response to Uso do jaleco fora do ambiente de trabalho

  1. Eliana disse:

    Concordo plenamente, não só a proibição do uso de jalecos e outros epis fora do local do trabalho com riscos de contaminação, como também o uso de sapatos, pois tanto pode levar a contaminação para fora do ambiente, como também pode levar para dentro de locais que precisam o máximo de proteção, como centros cirurgicos e ou laboratórios.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: