A vaidade acima da segurança?

Antes da NR 32 os riscos já existiam, apenas houve tempo suficiente para o MTE sintetizar os dados de acidentes e propor medidas.

32.2.4.5 – O empregador deve vedar:
b) o ato de fumar, o uso de adornos e o manuseio de lentes de contato nos postos de trabalho; a proibição do uso de adornos deve ser observada para todo trabalhador do serviço de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde expostos ao agente biológico, independente de sua função. O PPRA deve descrever as funções e os locais de trabalho onde haja exposição ao agente biológico, conforme previsto no item 32.2.2.1. Como já citado acima, são exemplos de adornos alianças e anéis, pulseiras, relógios de uso pessoal, colares, brincos, broches, piercings expostos. Esta proibição estende-se a crachás pendurados com cordão e gravatas.

Anéis, alianças, relógios, crachás pendurados, gravatas, etc, podem disseminar agentes biológicos entre os pacientes.  Acinetobacter baumanii , por exemplo.

Não há qualquer parâmetro para proibir a inclusão de qualquer outro fator de risco existente no ambiente e condições de trabalho, além daqueles previstos detalhadamente, nas NRs do MTE .

“Se eu tiver 1 quilo de chumbo solidificado dentro de uma lata, praticamente o risco de causar intoxicação é nulo. No entanto, se este mesmo chumbo estiver sendo aquecido a 1000 graus Celsius e no estado gasoso, certamente existe 100% de chance de intoxicação do trabalhador exposto aos fumos metálicos. Portanto, não basta apontar a natureza do fator de risco. É preciso estabelecer a magnitude do risco.”  (Arlindo Gomes- Médico do Trabalho- Mestre em Saúde Coletiva pelo IESC/UFRJ)


web stats analysis



Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

3 Responses to A vaidade acima da segurança?

  1. Alessandra Vercesi disse:

    Pq os médicos,os nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros não são obrigados a seguir a lei e retirar a aliança???Pq eles manipulam os pacientes tanto quanto os auxiliares e técnicos de enfermagem !!!!!

    Obrigado pela visita.
    A lei é para todos e atualmente há diversas leis redundantes, que dizem sempre a mesma coisa que todos sabemos.
    O maior problema de todos é que somos carentes de fiscalização, a responsável pela UTI pediátrica sugeriu o uso de câmeras em todos os ambientes.

  2. ana cristina carneiro disse:

    Vale a pena resaltar o tamanho das unhas!Cansei de ver médicos e ourtos afins com unhas longas e esmaltadas, sem falar nos cabelos longos e soltos.

  3. Carla Vitoriano disse:

    É de suma importância que saibamos sobre a exixtencia do risco e de sua fonte geradora. E principalmente como devemos fazer para mitiga-lo ou elimina-lo. Pois não basta ser ter o conhecimento técnico-cientifico inerente a área de saúde(tecnico de enfermagem , enfermeiro ou médico), devemos ter conciência de que um ato inseguro pode causar damos ireversíveis tanto ao paciente quanto a quem lhe assiste!

    Carla Vitoriano
    Tecnóloga em gestão Ambiental/Segurança do Trabalho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: