A respeito de jalecos

Trabalho da Fundação Owaldo Cruz  sobre jalecos esclarece muitas dúvidas.

A simples utilização dos jalecos, assim como de outros equipamentos de proteção individual, é uma das medidas mais eficazes na proteção à  saúde e à integridade física do trabalhador e auxilia a prevenir contaminações, e seu uso incorreto pode comprometer este processo.
O uso correto dos EPI é um tema que vem evoluindo rapidamente e exige a educação contínua dos profissionais que atuam na área da saúde, através de treinamentos e do acesso a informações atualizadas.

Sub grupo de trabalho da Comissão Técnica de Biossegurança da FIOCRUZ

(Irineu Vieira da Silva Junior/Hamilton CoelhoJoel Majerowicz/Marilda de Souza Gonçalves/Sebastião Enes Couto/Telma Abdalla de Oliveira Cardoso)

As roupas de proteção, onde estão incluídos os jalecos, devem ser utilizadas em todas as atividades em que se manipulem agentes de risco e que possam comprometer a saúde e a integridade física do trabalhador. Dentro do processo de avaliação de risco, a partir da determinação do uso de uma vestimenta protetora, é necessário a escolha da vestimenta correta para que a mesma ofereça a proteção adequada ao tipo de atividade que está sendo desenvolvida. O objetivo principal do uso destes EPI é prevenir o contato de agentes contaminantes com a pele, eliminando ou minimizando, as possibilidades de acidentes, que ocasionem lesões, intoxicações ou mesmo de doenças profissionais e do trabalho.

Acreditamos que o desenvolvimento da percepção de risco aliado a um conjunto de informações e regras básicas de segurança são as ferramentas mais importantes para evitar a exposição e assegurar o sucesso das medidas individuais de proteção à saúde do trabalhador.

Estes EPI devem ser confeccionados em materiais que sejam compatíveis aos agentes de risco a que o trabalhador está exposto. Podem ser reutilizáveis ou descartáveis. Devem oferecer conforto na temperatura do ambiente laboral, devendo ser de tamanho adequado de acordo com o porte físico do trabalhador para que não interfira nos seus movimentos.
Os jalecos ou aventais devem ser de mangas longas, devendo cobrir além dos braços, o dorso, as costas e as pernas acima dos joelhos.
Existem uma infinidade de modelos de jalecos e de aventais, confeccionados nos mais diversos materiais. O que irá determinar o material de confecção do jaleco ou do avental é o tipo de atividade a ser executada.

O Centers for Disease Control and Prevention/CDC, a Organização Mundial de Saúde/OMS, o Institut National de Santé et la Recherche Mèdicale, INSERM, dentre outras instituições de referência internacional em Biossegurança, recomendam a utilização de jalecos a fim de fornecer uma barreira de proteção contra acidentes e incidentes e reduzir a oportunidade de transmissão de microrganismos. Previnem a contaminação das roupas do pessoal, protegendo a pele da exposição à sangue e fluidos corpóreos, salpicos e derramamentos de material infectado ou de outros tipos de agentes de risco.

Os jalecos devem sempre:

  • Ser de uso individual e rotineiro, pois constituem uma proteção para o profissional.
  • Possuir mangas longas, confeccionados com materiais de acordo com a atividade a ser desenvolvida.
  • As mangas não devem ser arregaçadas, para não expor a pele aos agentes de risco.
  • Ser resistentes e impermeáveis, no caso de ser descartável.
  • Ser utilizados, preferencialmente, com calças compridas.
  • Ser utilizado somente para a finalidade a que se destina.
  • Somente é permitido o seu uso nas áreas de trabalho, nunca em refeitórios, escritórios, bibliotecas, ônibus, dentre outros locais públicos.
  • Permanecer fechados, pois quando abertos não formam uma barreira de proteção adequada.
  • Não ser colocados no armário onde são guardados objetos pessoais.
  • Ser retirados ou substituídos quando contaminando e/ou sujo.

Lavagem e manutenção

Segundo a legislação trabalhista (NR 6, Portaria MTE 3.214) dentro da obrigações do empregador está a responsabilidade pela higienização e manutenção periódica.
Os jalecos devem ser lavados periodicamente, afim de remover sujidades e contaminantes. Os jalecos reutilizáveis, assim como todos os outros EPI’s, quando provenientes de áreas de risco, devem ser descontaminados, por meios químicos ou físicos, antes de serem encaminhados para a lavagem. Devem ser guardados corretamente para assegurar maior vida útil e eficiência. Somente as vestimentas de algodão podem ser passadas a ferro.

Acredito fielmente nesta instituição!

“A Fundacao Owaldo Cruz tem como objetivo promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania. Estes são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, a mais destacada instituição de ciência e tecnologia em saúde da América Latina.”

A Fio Cruz disponibiliza em seu site (www.fiocruz.com.br)  diversas informações sobre Saúde, vale a pena sempre conferir.


web stats analysis



Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: