Pesquisa conclui que vacina contra rotavírus é segura

A vacina oral contra o rotavírus desenvolvida no Brasil é segura, esta foi a conclusão do grupo que realizou a pesquisa “Monitoramento da segurança da vacina oral contra o rotavírus humano, utilizada e comercializada no Brasil”. Esse estudo buscou afastar a possibilidade de que a vacina apresente reações adversas. Os resultados da pesquisa, que foi realizada pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), CDC (Atlanta, Estados Unidos) e Ministério da Saúde, foram apresentados nesta quinta-feira (17/6) na Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

O consultor e pesquisador da OPAS Ernesto Isaac Montenegro Renoiner foi quem fez a apresentação do resultados . Em sua explicação, ele demonstrou alguns dos dados da pesquisa, pontuando que estava afastada a relação do uso da vacina com o surgimento de Intussuscepção Intestinal (invaginação intestinal).
 
A coordenadora da pesquisa na Bahia, Maria Elisa de Oliveira, esclarece que o que motivou essa investigação foi o aumento do número de casos de invaginação intestinal após a introdução da vacina na população dos Estados Unidos. “A vacina que era utilizada nos Estados Unidos já foi descontinuada e aquele país estava aguardando os resultados da pesquisa para começar a utilizar o novo imunobiológico”, explicou.
 
A pesquisa, de cunho internacional, teve a participação de 53 hospitais da Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo, e do México. Das unidades da rede da Sesab, participaram os hospitais Ernesto Simões Filho e o Roberto Santos. Na Bahia, a Sesab introduziu a vacina oral contra o rotavírus no calendário de vacinação em março de 2006, garantindo para os recém-nascidos as duas doses gratuitas do imunobiológico. Um grande número de países aguardava os resultados para introduzir a vacina pesquisada em seus calendários de rotina.
 
Para a superintendente de Proteção e Vigilância à Saúde, Lorene Pinto, este estudo fortalece as ações de intervenções na área epidemiológica. “A pesquisa está gerando mudanças no processo de trabalho, indicando qual a melhor forma de conduzirmos algumas atividades”, declarou Lorene Pinto.
 
Rotavírus
 
O rotavírus pode causar forte diarreia podendo, em casos mais graves, levar ao óbito. Maria Elisa de Oliveira explica que a grande preocupação se dá por conta do rotavirus ser uma das principais causas de morte de crianças abaixo de um ano de idade. “A imunização é uma segurança para evitar essas mortes”, declara Maria Elisa de Oliveira.
 
A vacinação é dividida em duas etapas. A primeira dose da vacina oral contra o rotavírus é aplicada em bebês com idade entre 45 dias até três meses, e a segunda dose contempla a faixa etária entre três meses e cinco meses e 15 dias. A vacina utilizada obteve registro no país em 2006, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
 


web stats analysis



Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: