Identificado o gene de uma nova bactéria resistente a antibióticos

O gene NDM-1 foi identificado em bactérias, como Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli, em pacientes do Reino Unido

Uma nova bactéria resistente ao antibiótico foi descoberta por um cientista da Universidade de Cardiff. O gene NDM-1 foi identificado em bactérias, como Klebsiella pneumoniae e Escherichia coli, pela primeira vez, em pacientes do Reino Unido.

Descoberta pelo professor Timothy Walsh, ela é resistente a muitos antibióticos, inclusive aos carbapenêmicos, um grupo geralmente reservado para uso em emergências e no tratamento de infecções causadas por bactérias multi-resistentes.

Em seu estudo, o professor Walsh investigou como um gene comum do NDM-1 é responsável pela produção de bactérias resistentes aos antibióticos. Elas foram importadas para o Reino Unido, através de pacientes que viajaram para Bangladesh, Índia e Paquistão.

Segundo Walsh, do departamento de microbiologia médica da Faculdade de Medicina, “um novo gene NDM-1 é comum na Enterobacteriaceae e foi obtida de pacientes na Índia e no Paquistão, e foi encontrado no Reino Unido, em pacientes que viajaram à Índia para cirurgia eletiva “.

A pesquisa coletou amostras de bactérias em vários hospitais e as infecções foram associadas a comunidades em Chennai e Haryana, na Índia, de pacientes encaminhados ao laboratório do Reino Unido, entre 2007 e 2009.

As amostras foram analisadas quanto à susceptibilidade a antibióticos e à presença do gene NDM-1, através da reação em cadeia da polimerase (PCR) e sequenciamento.

Foram identificados 44 casos (1,5% do pesquisados) em Chennai e 26 (8%) em Haryana. No Reino Unido, foram identificados 37 pesquisados e 73 em outras localidades de Bangladesh e Paquistão. O NDM-1 foi encontrado, principalmente, em E. coli (36), a causa mais comum de infecção do trato urinário e pneumonia.

As bactérias NDM-1 só não foram resistentes aos antibióticos tigeciclina e colistina. Em alguns casos, os pacientes isolados foram resistentes a todos os antibióticos.

Os autores dizem que o surgimento de bactérias NDM-1 é, potencialmente, um grave problema de saúde pública mundial, pois há alguns novos antibióticos em desenvolvimento e nenhum deles se mostraram eficazes contra o novo gene.

“O rápido aparecimento destas bactérias multi-droga resistentes e sua propagação potencial em todo o mundo pode prenunciar um período, no qual os antibióticos tornaram-se redundantes e exige uma maior vigilância e fiscalização pelas autoridades internacionais”, acrescentou Walsh.

Fonte: Isaude.net


web stats analysis



Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: