ENSP integra Portal sobre qualidade do cuidado e segurança do paciente

Para trabalhar na gestão da informação clínica e segurança do paciente, o pesquisador Victor Grabois (Daps/ENSP) assumiu a Secretaria Executiva do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis). Nesse cargo, Victor articula sua experiência clínica com formação e trajetória como gestor. Além de ampliar e aperfeiçoar o processo de funcionamento das redes que alimentam o Portal Proqualis, Victor auxiliará no processo de transferência do Proqualis, que hoje está hospedado no Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme), para o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fiocruz.

O Proqualis, que tem os pesquisadores do Icict Claudia Travassos, como coordenadora geral, e José Noronha, como coordenador adjunto, tem como objetivo estabelecer, por meio de redes de especialistas, elementos intrínsecos ao desenvolvimento de saberes em campos distintos e altamente especializados. As redes formam uma espécie de malha pronta para novas combinações de matizes e texturas direcionadas ao objetivo comum de aprimorar as práticas de saúde. O Portal é o principal canal de comunicação do Proqualis e é dividido em dois grandes eixos: informação clínica e segurança do paciente.

De acordo com Victor, cada um dos grandes eixos tem uma rede própria, mas trabalham com um conjunto de instituições parceiras que concretizam as ações. “Meu trabalho no Proqualis será de seleção e difusão de conteúdos, diretrizes, revisões sistemáticas de artigos disponibilizados no Portal, sessões etc. Enfim, gerenciar processos e aperfeiçoar as redes e o fluxo de informações”. Além disso, este é um momento de transferência, explicou ele dizendo que, a parte tecnológica do Proqualis foi toda desenvolvida em conjunto com a Bireme, que o operava e hospedava o seu servidor. “Agora, vamos levar o Portal para o Icict. A ideia é que isso ocorra ainda em setembro de 2010”, apontou.

Para o novo coordenador executivo, esta será uma experiência muito interessante, pois será a oportunidade de um encontro ou reencontro com temas, conteúdos e problemáticas que são também próprias da gestão em saúde e, particularmente, da segurança do paciente mais própria da gestão hospitalar. “Apesar de reconhecer muitas afinidades, para mim, este é um novo terreno, uma área nova, pois a gestão de um portal é um trabalho que envolve também a tecnologia e a gestão da informação. Por isso será um trabalho diferenciado. O portal funciona como uma revista que dispõe conteúdos, mas, ao mesmo tempo, ele também é um repositório de informações”, afirmou Victor.

Na área de informação clínica, o Proqualis subsidia a prática clínica com diretrizes e a literatura técnico-científica mais atual e relevante para os profissionais brasileiros. A informação é selecionada por uma rede nacional de especialistas. Já no eixo da Segurança do Paciente, o Portal contribui para a melhoria dos serviços e sistemas de saúde, com foco na prevenção do risco e nas medidas que aperfeiçoam a segurança do paciente. A divulgação de conteúdos está em sintonia com as recomendações do núcleo de Segurança do paciente da Organização Mundial da Saúde (OMS). O conjunto de soluções para essa área foi definido como prioridade pela OMS e visa prevenir ou reduzir risco de dano ao paciente decorrente do processo de cuidado de saúde.


web stats analysis



Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: