Cientistas do País de Gales clonam citomegalovírus

Uma equipe de cientistas do País de Gales anunciou ter clonado, com sucesso, um vírus humano, trazendo esperanças para o tratamento de doenças. O micro-organismo fabricado foi o citomegalovírus humano (CMV), causa frequente de infecções. O vírus também é perigoso para pessoas com imunidade comprometida, como doentes de Aids e transplantados.

A maior parte das pessoas é infectada com o CMV durante algum período de sua vida. Os estudos de soroprevalência indicam que 40 a 60% dos doadores de sangue saudáveis em nações industrializadas apresentam evidência da infecção por CMV, e as taxas nos países em desenvolvimento são ainda mais altas.

A pesquisa foi liderada pelo pesquisador Richard Stanton, da Faculdade de Medicina da Universidade Cardiff. Segundo ele, o genoma do citomegalovírus é um dos mais extensos entre os vírus causadores de doenças e, por isso, difícil de ser clonado.

A clonagem, afirma o pesquisador, permite identificar os genes causadores da instabilidade do vírus fora do corpo humano. A iniciativa vai facilitar o desenvolvimento de medicamentos e vacinas contra a doença.

O clone do vírus, batizado de Merlin, foi distribuído para diversos laboratórios e está sendo testado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como parte de um estudo internacional.

O estudo, publicado no periódico The Journal of Clinical Investigation, foi financiado pelo Wellcome Trust e pelo Conselho de Pesquisas Médicas e contou com a colaboração da Universidade de Glasgow.

Referência: STANTON, Richard J. et al. Reconstruction of the complete human cytomegalovirus genome in a BAC reveals RL13 to be a potent inhibitor of replication. J Clin Invest, vol. 120, nº 9, p. 3191-3208; published in September 1, 2010; Doi:10.1172/JCI42955


web stats analysis



Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: