Como as infecções se transmitem?

Escherichia coli produtora de β LACTAMASE de ESPECTRO ESTENDIDO (ESBL) encontrada em uma unidade de atendimento neonatal.

Relato de caso sobre um surto causado pela transmissão de E. coliESBL de uma mãe para seus filhos gêmeos recém-nascidos seguida pela disseminação para outros neonatos e para um trabalhador do serviço de Saúde.     

 

Molecular typing of extended-spectrum β-lactamase–producing Escherichia coli isolates by pulsed-field gel electrophoresis. Dendrogram shows a cluster of 6 isolates with identical banding pattern and 2 isolates with 2 distinct patterns.

 

Provavelmente a mãe estava colonizada antes da internação hospitalar e uma infecção urinária se instalou no periparto. Houve transmissão por contato durante o parto vaginal dos gêmeos seguido por transmissão por contato de um dos trabalhadores do serviço de Saúde a outros recém-nascidos na mesma unidade além de a outro profissional do serviço e o modo mais provável de transmissão foi o contato.

A infecção por E. coli ESBL em um dos neonatos e no outro profissional possuiam uma coincidência pois ambos apresentavam um genótipo único da enzima β lactamase TEM-12 e padrão único da E.coli à eletroforese de campo pulsante.  

Devido a análise ser restrita ao espectro expandido (ESBL) da E. coli , a verdadeira extensão do surto foi subestimada. Contudo, o gene que codifica o espectro estendido está em um plasmídeo e pode ser transferido a outros organismos, em especial, outra Enterobacteriaceae e se perdido. Os fatores de risco para colonização em recém-nascidos incluem baixo peso ao nascer, duração da hospitalização, nutrição parenteral, uso prévio de antimicrobianos e necessidade de ventilação mecânica em unidade de atendimento intensivo. Em atendimento semi-intensivo, o aleitamento materno esteve associado a um menor risco de portar Enterobacteriaceaeprodutora de ESBL. Segundo a descrição do trabalho, os recém-nascidos amamentados por suas genitoras tinham maior contato com suas mães e eram possivelmente menos manipulados pelos trabalhadores do serviço de saúde.     

 

Spread of extended-spectrum β-lactamase–producing Escherichia coli outbreak. NICU, neonatal intensive care unit.

Os pacientes do caso acima possuíam somente um fator de risco identificado: Os gêmeos recém-nascidos da mãe colonizada tiveram baixo peso ao nascimento; os outros neonatos não possuíam outros fatores de risco.

Melhorar as estratégias de controle de infecção podem ser necessárias para conseguirmos limitar a disseminação da E. coli produtora de ESBL em maternidades posto que a transmissão aos neonatos durante o parto vaginal é possível. Uma tentativa possível seria rastrear as mães cujos neonatos necessitaram de cuidados intensivos; um surto neste contexto seria particularmente prejudicial.

Dra Tschudin-Sutter é médica especializada em clínica médica e está completando um fellowship no Hospital de Epidemiologia e Doenças Infecciosas dentro do Hospital Universitário em Basel, Suíça. Sua pesquisa possui ênfase em patógenos multirresistente às drogas.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC192219/pdf/aac00043-0213.pdf

Tschudin-Sutter S, Frei R, Battegay M, Hoesli I, Widmer AF. Extended spectrum β-lactamase–producing Escherichia coli in neonatal care unit. Emerg Infect Dis [serial on the Internet]. 2010

Nov [27/10/2010]. http://www.cdc.gov/EID/contant/16/11/1758.htm




web stats analysis



Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: