ENSP integra grupo responsável por exposição interativa sobre tuberculose

O Projeto Fundo Global para o Controle da Tuberculose com o apoio da ENSP/Fiocruz, através do Centro de Referência Prof. Hélio Fraga, das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, da Fundação Ataulpho de Paiva, do Ministério da Saúde, entre outros, fará, no dia 2 de fevereiro, uma mobilização pela priorização do controle da tuberculose na política pública de saúde. A iniciativa será a exposição interativa Tuberculose tem cura: SUS pra valer, apresentada na Estação Carioca do Metrô, cujo objetivo é mostrar, de forma didática e lúdica, informações básicas sobre a doença no posto de saúde cenográfico.

A exposição, que ficará montada de 2 a 11 de fevereiro, das 8h às 18 horas, foi criada pelo Projeto Fundo Global Tuberculose-Brasil, conta com instalações que simulam um posto de saúde cenográfico, onde técnicos orientarão o público sobre os fatores de risco, prevenção, tratamento, diagnóstico e estratégias de controle da doença. O objetivo é ainda difundir hábitos saudáveis para a população e ajudar a diminuir o estigma que ainda persiste de que essa é uma doença que só afeta aos pobres.

Dividida em cinco seções, a exposição contará com jogos didáticos, como o “Pega ou não pega”. Em outra seção, um painel com acendimento de lâmpadas convida o público a descobrir que parte da figura mover para impedir o contágio. Várias partes poderão ser movidas, até o visitante encontrar o gesto ‘correto’, como por exemplo, levar a mão à boca na hora da tosse. Haverá ainda um jogo eletrônico explicando como se prevenir, se tratar e, finalmente, se curar.

No evento, serão recolhidas opiniões e manifestações da população, que serão posteriormente entregues ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para selar compromissos de apoio ao controle da doença.

Fonte: Informe ENSP


web stats analysis



Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: