UTI é fechada por superbactéria!

A scanning electron micrograph (SEM) of a high...

Image via Wikipedia

Acinetobacter baumanii tem alta capacidade de sobrevivência e é transmitida por contato!

São Paulo.
A direção do Hospital Universitário de Maceió (AL) anunciou ontem uma nova interdição por tempo indeterminado da maternidade e da UTI neonatal devido à presença de uma bactéria que é muito resistente a antibióticos.

Em fevereiro, a UTI neonatal ficou fechada por cerca de duas semanas devido à presença da bactéria Acinetobacter baumannii em dois bebês. Segundo a assessoria do hospital, agora são quatro bebês com a bactéria, três deles já morreram.

“A maternidade e a UTI passarão por um processo de limpeza de objetos, parede, chão, de tudo, e isso deve levar tempo indeterminado. A situação está sob controle”, afirma ao G1 o diretor técnico do hospital, Alberto Jorge Fontan.

A direção do hospital, que é ligado à Universidade Federal de Alagoas (UFAL), disse que um dos bebês mortos tinha má-formação congênita e os outros dois eram prematuros e tinham complicações. Não é possível afirmar, segundo a direção do hospital, que as mortes tenham sido causadas pela infecção.

A maternidade do HU tem 60 leitos e é especializada no atendimento a pacientes com gestação de risco. Segundo a assessoria, os bebês que estão internados na UTI neonatal poderão ser transferidos.

O hospital disse ter detectado também a presença da bactéria resistente em outros dois pacientes internados na UTI geral. Um deles, era um homem de 70 anos com doença pulmonar e acidente vascular cerebral (AVC) que morreu. A outra paciente é uma adolescente de 16 anos, vítima de acidente de trânsito, que chegou ao hospital transferida do Hospital Geral do Estado (HGE).

Segundo a assessoria do HU, exame preventivo feito no catéter utilizado pela adolescente detectou a presença da bactéria. A garota, de acordo com o hospital, está sendo medicada com antibióticos apesar de não ter desenvolvido nenhuma infecção até ontem.

Técnicos da vigilância sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (SESAL), responsável pelo HGE, estão colhendo material para tentar descobrir qual o tipo e a origem da bactéria está contaminando os pacientes.

Orientação:
Segundo a SESAL, equipes da Vigilância Sanitária Estadual fecharam a maternidade e a UTI neonatal do hospital ontem a pedido da direção do hospital. Os inspetores vão orientar os profissionais da unidade sobre quais protocolos seguir para evitar futuros casos. As alas do hospital serão abertas somente após as exigências serem cumpridas. Inspetores da Vigilância sanitária vistoriaram na manhã de ontem as instalações do Hospital Geral do Estado (HGE), onde estava internado o homem que faleceu.

No dia 2 de fevereiro, a UTI neonatal do HU já havia sido interditada parcialmente por causa da infecção da Acinetobacter. A bactéria é caracterizada pela alta capacidade de sobrevivência por longo tempo no local infectado. A principal forma de transmissão desta bactéria é por contato.
A orientação da Secretaria é para que os profissionais da área higienizem as mãos antes e após os cuidados com os pacientes, antes e após irem ao banheiro, manipular materiais e equipamentos e fazerem uso de luvas.

<strong>Além da higienização das mãos é fundamental também que a roupa utilizada em um serviço de saúde não seja utilizada em outro.

FONTE:

O Diário do Nordeste em :http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=957381


web stats analysis



Site Meter

Sobre Jaleco Vida
Vestimenta de Segurança contra risco biológico confeccionada com tecido tecnológico bacteriostático e utilizada como barreira corporal biológica e física em hospitais, laboratórios, fábricas, restaurantes, entre outros. Inibe proliferação de bactérias trazendo mais segurança a pacientes e profissionais da saúde. Possui modelagem confortável, e é indicada para profissionais que trabalhem em ambiente de risco biológico, ou seja, com probabilidade de exposição ocupacional a agentes biológicos. Entende-se por serviços de saúde qualquer edificação destinada à prestação de assistência à saúde da população, e todas as ações de promoção, recuperação, assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: